música // music
Bruno Gabirro, Rui Silva
Sinopse//synopsis
PT
Este é um projecto que procura trazer o adufe para uma tradição musical, a da música erudita, da qual tem estado apartado. Apesar de fazer parte do nosso imaginário colectivo como povo, mesmo fora das regiões de onde é autóctone, ficou sempre circunscrito, salvo uma ou outra situação exceptional, à musica de tradição popular de onde é originário. Se essa condição acabou por lhe conferir uma aura mítica, tem-lhe retirado também verdadeiras possibilidades de desenvolvimento e expansão enquanto instrumento em si, ou seja, tanto na técnica instrumental como na construção.
EN
This is a project that seeks to bring the tambourine to a musical tradition, that of classical music, from which it has been separated. Despite being part of our collective imagination as a people, even outside the regions from which it is indigenous, it has always been limited, except in one or another exceptional situation, to the music of the popular tradition from which it originates. If this condition ended up giving it a mythical aura, it has also taken away true possibilities for development and expansion as an instrument in itself, that is, both in instrumental technique and in construction.
Ficha artística //artistic file
Bruno Gabirro (electrónica, composição, adufe)
Rui Silva (adufe, investigação)
Notas Biográficas
RUI SILVA 1984, Coimbra. Artesão de adufes, músico e professor de percussão. Especializou-se em Percussão Histórica, tendo sido aluno do lendário percussionista espanhol Pedro Estevan, no Master en Interpretación de Música Antigua – Percusion Histórica na ESMUC/UAB (Barcelona, Espanha, 2012).
Colabora regularmente a Orquestra Barroca da Casa da Música (timbales barrocos e percussão histórica), com os Sete Lágrimas Consort de Música Antiga e Contemporânea (2009-) e com Capella Sanctae Crucis, Nouvelles Musiques Anciennes du Portugal (2013-).
Nos últimos 12 anos, tem-se dedicado a estudar o adufe e a sua Tradição, desenvolvendo uma intensa investigação junto de adufeiras e artesãos da região da Idanha-a-Nova e Paúl, aprendendo, registando, transcrevendo e analisando o processo construtivo, as práticas performativas, a técnica, linguagem e contexto tradicional actual.
Paralelamente, e enquanto percussionista de formação (EPME 2002-2005; ESMAE 2005-2009), tem procurado explorar novas técnicas performativas, novas linguagens, contextos artísticos e possibilidades sonoras, assim como tem vindo a compilar e a sistematizar um inovador método de ensino de adufe.
BRUNO GABIRRO
Estudou na Academia de Amadores de Música de Lisboa, onde terminou o curso de violino com Gareguine Aroutiounian. Na mesma escola estudou viola com Barbara Friedhoff e análise e técnicas de composição com Eurico Carrapatoso.
Estudou engenharia informática e de computadores no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Em 2006 concluiu a licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2008 o mestrado em composição na Royal Academy of Music em Londres.
O seu trabalho tem sido regularmente apresentado em diversos países e festivais da Europa, América e Ásia, por grupos e orquestras como a Orquestra Gulbenkian, City of Birmingham Symphony Orchestra (CBSO), OrquestrUtópica, SondʼAr-te Electric Ensemble, Royal Academy Soloists e Musica Vitae Kammarorkestern.
É professor de Análise e Técnicas de Composição na Academia de Música de Óbidos e de Tecnologias do Som na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo.
Loulé Sab 14 | 18h30
Auditório do Solar da Música Nova
Entrada//entrance | 5,00€
bilhetes//tickets online/BOL ou //or Cine-Teatro Louletano
(entrada livre a crianças até 12 anos//free entrance up to 12 years old)
https://adufes.com/website/adufe-electronica/