Performance
ananeto, Cláudio Vidal
Sinopse//synopsis
PT
O meu corpo, que mundo é este? A probabilidade rara de estar vivo no mesmo espaço e tempo que tu. O que faz a memória? Habituamo-nos a saber tantas coisas desde que somos crianças, que raramente paramos para pensar se é tudo realmente assim. E se quisermos ver de outra forma? Entre a palavra e o movimento, os performers dialogam. São pessoas, reais, concretas, em descoberta, em tempo real. Pensam em conjunto. Nessa comunicação, vai nascendo a acção, as palavras… a música?
ENG
My body, what world is this? The rare probability of being alive in the same space and time as you. What does memory do? We get used to knowing so many things since we are children, that we rarely stop to think if everything is really like that. What if we want to see it another way? Between word and movement, the performers dialogue. They are people, real, concrete, in discovery, in real time. They think together. In this communication, action, words are born… music?
Ficha artística //artistic file
Concepção | Ana Borges
Interpretação/criação em tempo real | ananeto e Cláudio Vidal
Ana Borges
É Licenciada pela Escola Superior de Dança e formada pelo Fórum Dança. Trabalha enquanto Coreógrafa, Actriz, Intérprete de Dança Contemporânea e professora de dança, Contacto – Improvisação, Composição Coreográfica e de Movimento para Actores. Das suas criações coreográficas, destaca Flor de Aço, Quero-te-me no teu Bolso, hOPPERhOPE, Pickles de chocolate, Pestanejar, Abel e Amália, língua destravada.
Trabalhou com diferentes coreógrafos/as e Pedagogos/as, nomeadamente, Nigel Charnock, Dieter Heitkamp, Howard Sonnenklar, Antonio Carallo, Ludger Lamers, Hiroko Nishikawa, Hillel Kogan, Wil Swanson, Marion Gough, entre outros. Foi colaboradora do Serviço Educativo da Culturgest, Lisboa. Desde 2004, concebe e desenvolve diferentes oficinas, das quais resultam performances/instalações para diferentes espaços não convencionais, como são exemplo, interferências e infiltrações. Desenvolve o conceito de "visita dançada"a exposições de arte, que intitulou de a arte mexe comigo, que apresentou na Cultugest/Lisboa, CAMB/Lisboa, Museu Municipal Santos Rocha/Figueira da Foz, Palácio da Galeria/Tavira e Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres. Entre outubro de 2011 e novembro de 2013, coordenou a Escola de Artes do CAE – Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz (área dança e cruzamentos disciplinares) e concebeu, programou e coordenou, o Programa de Residências de Criação Artística. Desde 2018, programa e dirige artisticamente, o CORPO DE HOJE Festival de Artes Performativas e ESPIRRO festival de artes para a infância e juventude. Em 2008 criou a corpodehoje – associação cultural, na qual desempenha o cargo de Presidente da Direcção e assume a Direcção Artística. É membro fundador do colectivo de música improvisada desdobrável. É autora e intérprete do projecto de composição em tempo real e improvisação, palcos aleatórios_random stages {ou a urgência de (me) mover por aí}. Assina ananeto, enquanto performer.
Cláudio Vidal
É criador, performer. Frequentou o CITAC, o Curso ArtHumanNature na Nordic School of Butoh, leccionado por Anita Saij. Foi co-fundador e membro da companhia de Teatro DEMO, onde co-dirigidiu e interpretou projectos artísticos desenvolvidos pela DEMO, salientando a sua participaçãor no projecto de investigação artística Russian Roulette (2011) no Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle (Varsóvia); Fios de Terra, integrado na Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012; co-encenador e intérprete no HYDRA & ORPHEU (2015), apresentado no Festival Literário A Rota das Letras Maca; Colóquio Internacional Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas com a lecture-performance DISPOSITIVO EXPERIMENTAL, MULTIDISCIPLINAR E ORGÂNICO, organizado pelo CEIS20 da UC, Centro de Dramaturgia Contemporânea e TAGV; HIATUS (2017), ARMADILHA (2019) com estreia no FITEI/Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Foi bailarino criador em NKISI (2022), apresentado em Serralves em O Museu Como Performance. Foi performer em ÁGUA da Circolando/CRL - Central Elétrica e língua destravada pela Corpo de Hoje - Associação Cultural.
_
Tavira Sexta 13 Set | 18h30 | M/6 | 45’
Jardim de São Francisco
Entrada//entrance | 5,00€
(entrada livre a crianças até 12 anos//free entrance up to 12 years old)
venda e/ou levantamento de bilhetes no local, após reserva// tickets after reservation:
festival.corpodehoje@gmail.com
_
Loulé Dom 15 Set | 19h00 | M/6 | 45’
Auditório do Solar da Música Nova
Entrada//entrance | 5,00€
bilhetes//tickets online/BOL ou //or Cine-Teatro Louletano
(entrada livre a crianças até 12 anos//free entrance up to 12 years old)